A cultura asiática abrange diversos costumes e tradições, os quais são percebidos por meio da arte – como a arquitetura, música, literatura – e do estilo de vida – como a sua filosofia, religião e política –, sendo mantidos nos grupos étnicos desde a pré-história.
O continente é subdivido em 6 regiões, dividindo semelhanças perceptíveis na cultura. Entenda mais sobre os grupos asiáticos a seguir, no ATF!
Sub-regiões geográficas da Ásia
O continente asiático está subdividido da seguinte forma:
- Ásia Central
- Ásia Oriental
- Ásia Norte
- Ásia Meridional
- Ásia Ocidental
- Sudeste Asiático
Essas sub-regiões do continente da Ásia estão de acordo com as semelhanças perceptíveis na cultura, religião, no idioma e na homogeneidade étnica.
É o maior e mais populoso continente, repleto de recursos. É responsável por abrir várias das civilizações mais antigas do mundo – as quais, na sua maioria, criaram os grandes sistemas religiosos, incluindo mitos e códices.
Esferas culturais e religiosas na Ásia
O continente da Ásia é o berço de muitas religiões, como budismo, cristianismo, hinduísmo, islamismo, judaísmo, taoismo, entre outras.
As diferentes esferas culturais e religiosas modernas da Ásia estão fortemente relacionadas aos principais centros de civilização. As principais filosofias são:
- Hinduísmo
- Islamismo
- Budismo
Tais filosofias – citadas acima – são alguns exemplos dos principais estilos de vida do continente asiático. Entretanto, as esferas culturais e religiosas não são desarticuladas – isto é, muitas vezes podem se sobrepor, representando muito bem a diversidade e a fusão das diferentes doutrinas religiosas dos grupos humanos e as suas influências históricas.
Todas essas tradições religiosas são praticadas na região, e novas tradições seguem sendo criadas. As maiores são o hinduísmo e islamismo, com o maior número de adeptos atualmente.
A família tem grande importância na maioria nas culturas asiáticas. Desde pequenas, as crianças são ensinadas que a família é a maior e principal proteção, sendo a grande fonte de sua identidade. Os pais são responsáveis por definir as leis, e os filhos devem obedecê-las.
Espera-se que as pessoas tenham bastante autocontrole, dificilmente expressando as suas emoções. Através dos seus movimentos e da maneira que se comunicam, devem demonstrar respeito.
Arte na Ásia: principais características
O continente asiático abriga inúmeras construções históricas, grandiosas e icônicas, chamando a atenção de todo mundo. No geral, são estruturas religiosas, castelos, fortificações e palácios. Infelizmente, muitas delas já foram perdidas ao longo do tempo.
Na China, por exemplo, as estruturas apresentam, normalmente, articulação e simetria bilateral – representando equilíbrio. A arquitetura chinesa influenciou significativamente os estilos arquitetônicos de outros países, como a da Coreia, do Vietnã e Japão.
As artes maciais também estão bastante relacionadas com a arte asiática, estando presente em diversas culturas do continente. Os primeiros vestígios de artes maciais estão datados com 4 mil anos – o Karatê, por exemplo, foi criado no leste da Ásia, e o Judô no Japão.
Na literatura, tanto a prosa quanto a poesia estão presentes. Rabindranath Tagore era poeta, dramaturgo e escritor, sendo o primeiro asiático a ganhar o Prêmio Nobel da Literatura – em 1913.
Gastronomia asiática
A cozinha asiática, na maioria das vezes, tem o arroz como o alimento básico – a China é o maior produtor e consumidor de arroz a nível mundial.
Em alguns lugares, a prática de comer com as mãos nuas é comum. Entretanto, os talheres estão ganhando espaço nos últimos tempos, tornando-se cada vez mais disponíveis. Então, dependendo da região, comer com as mãos pode se tornar um ato rude.
Além disso, os pauzinhos de madeira, bambu ou metal, também são usados em alguns países durante a refeição.
Cozinhas de peixe cru fresco – como o sushi – são populares no leste asiático, principalmente no Japão. Esse tipo de prato sofreu grande influência chinesa e japonesa.